Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

28 fevereiro 2007

 

Autoridade e Gaiatadas



"Os meninos importam-xe de deixar-xe de gaiatadas e tejes adolexentes e de paxar a rexpeitar a autoridade!?"


Etiquetas: , ,


27 fevereiro 2007

 

Insurgência Crónica


O Insurgente faz hoje dois anos. Os reptilianos-illuminati, para não falar nos fassistas e monges albino-castrenses, estão de parabéns. A partir de hoje também andarei por , além de aqui, a espalhar os meus dois cêntimos. A minha língua já começa bifurcar-se.

Etiquetas: , ,


16 fevereiro 2007

 

Já faltou mais...


(Traduzido e adaptado do original de George Reisman.)

Comunicado do Ministério da Saúde

“Dentro de um prazo máximo de noventa dias, todos os cidadãos deverão apresentar-se ao Centro de Saúde mais próximo para serem pesados, medidos e entrevistados. Com base nos dados obtidos, o médico responsável determinará a dieta apropriada para cada cidadão em termos de calorias, gorduras, proteínas e todas as outras categorias nutricionais relevantes.

“Nos noventa dias seguintes, cada cidadão receberá um livro de cupões contendo o racionamento semanal adequado dos vários nutrientes. Ao comprar comida em supermercados, restaurantes ou em qualquer outro lugar, o cidadão deverá entregar o número correspondente de cupões face aos valores nutricionais da comida adquirida. Todos os comerciantes do ramo alimentar acima referidos deverão determinar os valores nutricionais dos alimentos por si comercializados, se estes não tiverem sido previamente determinados. Será ilegal adquirir alimentos sem entregar os coupões correspondentes que constam do livro dietário. As transacções destes cupões serão igualmente proibidas por lei.

“Estas medidas são necessárias uma vez que dietas e outros métodos voluntários simplesmente não funcionam. As pessoas estão a ficar cada vez mais obesas. A incidência de diabetes está a aumentar. Os custos para o Serviço Nacional de Saúde causados por esta situação estão igualmente a aumentar.

“Este programa é necessário como forma de melhorar a saúde da população. O Estado já regula o consumo de álcool e tabaco. A regulamentação de gorduras, hidratos de carbono e outros nutrientes não é menos necessária.

“Graças a este programa, as pessoas obesas serão finalmente levadas a perder peso, indepedentemente da sua força de vontade. Ocorrerão diminuições na incidência de diabetes e doenças cardio-vasculares. A saúde em geral melhorará. A esperança de vida aumentará.”

Etiquetas:


15 fevereiro 2007

 

Distância mais curta entre dois pontos



Há uma coisa que me deixa curioso. Sendo a distância mais curta entre dois pontos uma linha recta, por que é que os americanos/reptilianos se deram ao trabalho de transportar presos nos tais vôos da CIA, correndo o risco de serem apanhados pela euro-deputada Ana Gomes, em vez de terem ido via Terra Oca?

Etiquetas: , , ,


14 fevereiro 2007

 

A Abstenção é uma Opção Legítima


Não, não senhor. Não temos de instituir voto obrigatório. Era o que faltava.

Primeiro porque isso de procurar "exemplos" para seguir é quase sempre uma faca de dois gumes. Especialmente quando o único exemplo minimamente plausível que o Pedro arranja é o da Bélgica...

Depois, porque não votar é um direito que qualquer um tem por natureza. Isso de criar regras a obrigar as pessoas a fazer o que nós achamos que elas devem fazer é paternalista. As pessoas têm todo o direito de dar palpites, de ter opinião sobre tudo, inclusivamente opiniões erradas e/ou mal informadas, de falar pelos cotovelos, de achar que os políticos são todos iguais, de protestar, opinar e mal-dizer, e depois de não ir votar. É a vida. Chamar a isto uma "forma grosseira de cidadania" é, isso sim, uma "forma sobranceira de cidadania".

Etiquetas:


 

Vaca Sagrada



13 fevereiro 2007

 

L'Etat Ce Sommes Nous


E que tal a imagem do Ministro da Saúde a falar do seu programa de reformas rodeado das cores e símbolos do PS? Por estas e por outras é que a separação entre legislativo e executivo deveria ser a sério, em vez da bandalheira que cá temos.

Etiquetas: , ,


 

Constitucionalmente Correcto


Acabo de ouvir no noticiário o Ministro da Justiça a dizer que o combate à evasão fiscal é essêncial, pois vivemos num "Estado Social de Direito". Eu bem desconfiava. Primeiro vem o social, só depois o direito.

Etiquetas: ,


12 fevereiro 2007

 

Flexibancarrota


O programa de "flexisegurança" do governo dinamarquês custa anualmente cerca de 5% do PIB respectivo. Isto para uma taxa de desemprego de 5%...

Agora imaginem os resultados da aplicação de um programa assim cá no burgo...

Etiquetas: , ,


08 fevereiro 2007

 

Uma Nova Declaração de Independência


Via George Reisman's Blog, chega esta nova Declaração de Independência, por Gen LaGreca:
"When in the course of human events, a people find it necessary to rid themselves of a government that has abandoned the sound principles upon which it was founded and that increasingly threatens their lives and liberties, reason requires them to declare the causes of their discontent.
(...)
That whenever a government becomes destructive of these ends, when it becomes the very instrument of coercion it is supposed to protect against, it is the right and duty of the people to alter it and institute new government that will protect their safety and freedom.
(...)
No government built the breathtaking skylines of our majestic cities, the proud monuments to free minds and free commerce. The government’s fingerprints are found only on the shattered shells of public housing that wound our cities, a grim reminder of the failed welfare state. The time has come to reclaim our country from the meddlers, do-gooders, and would-be dictators seeking to nourish their craving for power with our lifeblood. We will restore America as the proud haven of liberty. To this we pledge our sacred honor."

Etiquetas: ,


 

Elixir da Juventude


Hoje deixei de ser um Old Blogger e passei a New Blogger. Foi à força, lá teve que ser. Acho especial piada aos emails a dizer que "fulano" deixou um novo comentário sobre a sua postagem "xpto"... :D

 

Strange Bedfellows


As pessoas-que-não-gostam-de-judeus (para ser simpático), conjunto que inclui alguns judeus, como o próprio Karl Marx (embora tenha tido um educação cristã, fruto da conversão do pai), não se preocupam com as contraditórias críticas que fazem a esse "grupo étnico". Numa dada altura, ou noutra, os judeus já foram acusados simultaneamente de serem liberais e bolcheviques; fanáticos religiosos e money-worshipping-seculars; isolacionistas e power-grabbers; individualistas e obcecados com a sua etnia.

Neste contexto dialético, não é de admirar que quem assume com gosto a figura de provocador, acabe por cair "na cama" com companhias inesperadas (Negritos meus):

"Este liberalismo de inspiração judaica, segundo o qual a liberdade é um instrumento posto à disposição das pessoas para a prossecução de fins próprios ou egoístas, teve algum sucesso intelectual na esfera económica e não é, por isso, surpreendente, que a maioria dos seus mais destacados cultores tenham sido economistas. Fora da esfera económica, porém, o liberalismo do século XX foi um desastre em termos de aceitação social. E foi um desastre porque numa cultura que é sobretudo de inspiração cristã, as pessoas ressentiam naturalmente que a liberdade servisse principalmente para satisfazer fins egoístas." - Pedro Arroja, Aqui

"Due to his own original special nature, the Jew cannot possess a religious institution, if for no other reason because he lacks idealism in any form, and hence belief in a hereafter is absolutely foreign to him. And a religion in the Aryan sense cannot be imagined which lacks the conviction of survival after death in some form. Indeed, the Talmud is not a book to prepare a man for the hereafter, but only for a practical and profitable life in this world." - Adolf Hitler, Mein Kampf

"Money is the jealous god of Israel, in face of which no other god may exist. Money degrades all the gods of man – and turns them into commodities. Money is the universal self-established value of all things. It has, therefore, robbed the whole world – both the world of men and nature – of its specific value. Money is the estranged essence of man’s work and man’s existence, and this alien essence dominates him, and he worships it. The god of the Jews has become secularized and has become the god of the world. The bill of exchange is the real god of the Jew. His god is only an illusory bill of exchange." - Karl Marx, On The Jewish Question

Etiquetas:


06 fevereiro 2007

 

Quem tem medo do neoliberal, neoliberal, neoliberal?



"Mmmmm... Estagiários não remunerados..."

"Aaaah! Um neoliberal!!"

Etiquetas: ,


04 fevereiro 2007

 

Racionalismos que a Razão desconhece


Neste post sobre relativismo moral, João Miranda escreve:
"Como já explicou aqui o Pedro Arroja, a partir do momento em que se aceita que a ética tenha base racional, abre-se a porta para que as premissas fundamentais do sistema ético sejam o resultado da vontade de quem as escolhe."
A "explicação" referida relaciona-se com estes (1,2,3) posts no Blasfémias. Coloco o termo entre aspas porque na verdade não penso que Pedro Arroja tenha explicado o que lhe é atribuído. Quanto mais não seja porque essa afirmação ou é uma tautologia ou uma contradição nos termos, dependendo de como se definem os conceitos. Além de que as suas ideias perdem clareza quando fala de Ayn Rand, de quem parece ter uma qualquer pet peeve. Em vários posts nos últimos meses referiu Rand em termos críticos (talvez mesmo cáusticos); sem, no entanto, apresentar argumentos críticos fundamentados às suas ideias - referir o affair idiota que ela teve com um homem 25 anos mais novo não me parece a melhor forma de questionar a "Moral Racional" do Objectivismo. Ainda por cima porque existem pontos perfeitamente passíveis de crítica no pensamento de Rand, bastava ter escolhido um deles.

Mas voltando ao que interessa. Se aceitarmos que a realidade existe e que a podemos perceber, pelo menos em parte, através da nossa faculdade racional alimentada pelos nossos sentidos, e que esta, mesmo que falível, não altera a natureza da realidade, temos base para avançar. Quem não concorda escusa de ler o resto. Pode ir ali a baixo atirar-se para a frente do primeiro autocarro que passar. Com um bocado de sorte pode ser que tudo seja uma ilusão e o autocarro na verdade não esteja lá.

Definição Importante Nº 1: Razão é a capacidade que um ser humano tem de perceber e sistematizar a realidade. Não é: (i) A "certeza/correcção", como por exemplo na frase "o Pedro tem razão e tu estás errado"; (ii) A "verdade/nirvana", como por exemplo na frase "o Zé Manel está a meditar no Tibete para alcançar a Razão".

Definição Importante Nº 2: Moral Racional (objectivista) é um código ético que pode ser explicado racionalmente e que está dependente do contexto e do sujeito na avaliação dos valores. Não é: (i) o Racionalismo de Platão, Descartes, Kant ou outro qualquer; (ii) um código intransigente que uma vez identificado se impõe a todos; (iii) um código à la carte onde cada um escolhe as suas premissas.

Nos dois extremos clássicos do debate sobre a natureza dos valores temos de um lado intrinsicistas, que acham que as premissas fundamentais a que se refere o João Miranda são reveladas ou descobertas, quer por intervenção divina, pela "tradição" ou "história"; do outro os subjectivistas/relativistas, que acham que essas premissas fundamentais dependem de cada indivíduo (hedonistas), ou que são indiferentes ou impossíveis de determinar (nihilistas). Adicionalmente, há os objectivistas, que rejeitam ambas as posições clássicas (mais detalhes aqui, aqui e aqui).

Por definição, os intrinsicistas não aceitam a ideia de uma base racional para a ética. A citação acima do João Miranda não se aplica a eles. Sobram os relativistas e os objectivistas.

Para os relativistas, a base do seu sistema ético é por definição o resultado da sua própria escolha, caso contrário não eram relativistas. Logo, a citação acima é tautológica. Isto aceitando que os relativistas partem de uma base racional e não emocional, aleatória ou caprichosa na sua concepção da ética.

Já para os objectivistas, as premissas fundamentais terão de ter as raízes na realidade. Isto é, os valores estão alicerçados em factos observáveis e inteligíveis graças à nossa capacidade racional. Por isso, a citação é uma contradição nos termos. Para eles, as premissas não são matéria de escolha. A sua grande diferença para o intrinsicistas, contudo, passa pelo reconhecimento de um elemento subjectivo que tem um papel no ranking relativo dos valores. Ou seja, a natureza de "bem" ou "mal", ou de "certo" ou "errado", é objectiva; mas a importância relativa na comparação directa entre dois valores diferentes depende do contexto do sujeito avaliador.

Etiquetas: ,


02 fevereiro 2007

 

A Realidade é tramada


Como o Henrique Raposo não gosta de comentários, linko-o aqui, para dizer: "É isso mesmo".
"E como vaidosos que somos, damos mais importância às palavras do que aos actos. Há um levantamento nacional por causa de umas palavras – desajeitadas mas verdadeiras – mas ninguém se mexe, ninguém diz nada perante políticas e actos concretos: segredo de justiça, ERC, ERSE, gasolina mais cara da Europa, lei de trabalho ao nível do urso em hibernação. Não há indignação e críticas em relação a políticas erradas. Só há indignação quando o ministro faz estalar, com uma frase, o verniz da vaidade, e da fantasia, como diria VPV."
Vale a pena ler o resto.

Etiquetas: ,


 

Segurem-me senão vou-lhe às fuças...


Parece mesmo que o senhor no meio desta fotografia prepara-se para atacar o Primeiro-Ministro...

(link para notícia via Blasfémias)

Etiquetas: