Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

12 novembro 2006

 

De Boas Intenções... II


O Filipe Castro escreveu o que à primeira leitura parece um bem intencionado "manifesto" de compromisso moderado, com referências positivas à liberdade individual, à livre iniciativa e ao próprio capitalismo (contrastando-o com o "capitalismo selvagem", que esse ele já considera disfuncional). Sobre esta suposta moderação, roubando de Hayek e do ditado popular, podemos dizer: "The road to serfdom is paved with good intentions."

Adicionalmente, é difícil considerar moderado um texto que usa afirmações tão erradas que normalmente só esperaríamos ouvi-las de comunistas jurássicos, e não de supostos social-democratas.

Quando o Filipe diz "(...) o capitalismo selvagem que a direita defende e tem implementado continuamente desde meados dos anos 70 (...)", só pode ser piada. Portugal vive numa orgia de corporativismo, social-democracia e estatismo desde que há memória, e se assumirmos que ele entende por "capitalismo selvagem" algo parecido com o que se passa nos Estados Unidos ou no Reino Unido, gostava de saber onde é que ele vê semelhanças... De igual modo, seria bom ele explicar como é que a cleptocracia, jobs for the boys, favores políticos e proteccionismo empresarial que mina a nossa economia é resultado do capitalismo e não do estatismo que tudo controla. Parece-me que mais uma vez, estamos perante o uso de uma definição de capitalismo que não serve para esclarecer mas antes apenas para denegrir.

A deriva aumenta ainda mais quando o Filipe mistura o capitalismo com a suposta guerra religiosa e com o suposto negócio da guerra. Mesmo que fosse verdade que um grupo de fundamentalistas evangélicos arquitectou a invasão do Iraque numa crusada anti-islâmica, o que é que isso tinha a ver com o capitalismo? Mesmo que haja corrupção nas ligações entre o estado americano e empresas como a Halliburton (e admito que sim), isso não é mais uma prova dos problemas no estatismo? Por que raio deita as culpas para o capitalismo?

Já agora, e para terminar, seria bom o Filipe esclarecer sobre que "grupos de milionários" é que escreve. É que à excepção da Fox, a maior parte dos mainstream media americanos são relativamente anti-Bush. E o dono da Fox, Rupert Murdoch, é insuspeito de ser um "cristão fundamentalista". De igual modo, acho piada à ideia que um "grupo de milionários" esperava controlar o petróleo do Iraque. Tendo em conta que 90% do petróleo mundial é controlado por empresas estatais, é engraçado ver a forma como alguma esquerda preserva uma ideia "rockefelleriana" do negócio do petróleo, cheia de robber barons e milionários a fumar charutos sentados em poltronas de cabedal nas salas privadas de clubes reservados...

Etiquetas: , ,


Bocas:
Enviar um comentário

<- Página Principal