Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

31 outubro 2006

 

As Origens do Liberalismo


Depois de lançar telegraficamente um interessante debate no Blasfémias, Pedro Arroja sugere São Tomás de Aquino como sendo o "pai" do liberalismo. Se é verdade que São Tomás de Aquino contribuiu imensamente para a filosofia moderna, com influência que chega a pensadores não religiosos, também o é que significativa parte do valor dessa contribuição é materializada na reconciliação, e sistematização, do pensamento católico com Aristóteles. Nesse sentido, sugiro que as origens do liberalismo podem ser "traçadas" até ao filósofo grego, e que o papel do cristianismo foi mais de condutor, e possivelmente até de catalisador, da "corrente" aristotélica. Não é certamente por acaso que um "analista de sistemas" identificou a "velhinha lógica aristotélica" com certos "radicais"...

Muito interessante também a thread subsequente sobre a escola de Salamanca, incluindo o post de Luciano Amaral n'O Insurgente, e os comentários a este de Carlos Novais.

Na mesma ordem de ideias, e chegando mais perto das ideias cá da casa, é também importante a ligação entre São Tomás de Aquino (e inevitavelmente Aristóteles) e o objectivismo. Em particular no reconhecimento da razão como ferramenta de conhecimento da realidade e da observação de que o natureza moral de um acto advém do seu fim, e que esse julgamento está dependente do livre arbítrio consciente do sujeito em atingir esse fim.

Etiquetas: , ,


Bocas:
Enviar um comentário

<- Página Principal