Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

04 setembro 2006

 

Jornalismo ou Propaganda?


No Diário Digital, ficamos a saber que:
O economista Eugénio Rosa estimou esta segunda-feira que a resolução da situação do chamado regime dos trabalhadores independentes e a eliminação dos «falsos recibos verdes» determinaria uma receita para a Segurança Social de 470 milhões de euros por ano.
E que:
Esta é uma das sete medidas que, de acordo com um estudo de Eugénio Rosa, hoje divulgado, garantiriam a sustentabilidade da Segurança Social, sem reduzir o valor das pensões de reforma. As medidas propostas pelo economista, entre as quais a uniformização das taxas contributivas, o combate mais eficaz à fraude e evasão e a criação de uma taxa sobre o valor acrescentado líquido a ser paga pelas empresas, determinariam, no seu conjunto, uma receita estimada de 4,4 mil milhões de euros por ano.
O relativamente extenso artigo do DD continua a explicar as tais medidas e o fantástico impacto que estas teriam a resolver todos os problemas da Segurança Social, citanto as conclusões do economista Eugénio Rosa. Em lado algum alvitra-se sequer a possibilidade de que um aumento nos custos de produção das empresas de quase 3% do PIB poderia levar a um aumento do desemprego. Nem no artigo, nem, presume-se, no tal estudo.

Mais para o final do artigo lá acaba por aparecer a referência que Eugénio Rosa foi deputado pelo PCP. O que o artigo não refere, é que o ex-deputado é economista da CGTP, onde será, aparentemente, responsável por um "gabinete de estudos". Presume-se que deve ter sido deste "gabinete" que saiu o "estudo".

Etiquetas: , , ,


Bocas:
Enviar um comentário

<- Página Principal