Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

14 setembro 2006

 

Jornalismo de Causas


Grande destaque dado ao filme de Al Gore no DN de hoje: A hora decisiva no combate ao aquecimento global. Com direito a eloquentes passagens como (negritos meus):
"[A ciência] conseguiu estabelecer alguns factos fundamentais, hoje incontestados: as alterações climáticas são uma realidade, já estão a acontecer e têm origem na actividade humana."
Ficamos ainda a saber que o filme é "muito popular" nos EUA e que um dos seus trunfos "é o seu rigor científico". Gosto especialmente do aviso no final:
"A análise crítica do filme poderá ser lida amanhã no suplemento 6ª."
Pago para ver... Por comparação, temos no Diário Digital um ininteligível artigo com parágrafos que aparentemente se contradizem entre si, mas onde consegue passar a afirmação (negritos meus):
"(...) os programas informáticos que simulam os efeitos dos gases com efeito de estufa no aquecimento climático mostram agora que o volume dos gelos árcticos está a diminuir mais rapidamente no Inverno do que no Verão."
Para quê observar a realidade quando podemos usar computadores para nos dizerem como as coisas realmente são? Já estou a ver a cena: Duas pessoas dentro de um carro à beira de um precipício. Diz uma para o outra, "Vá avança! O GPS mostra claramente que aqui uma ponte."

Etiquetas: , ,


Bocas:
Enviar um comentário

<- Página Principal