14 setembro 2006
Cheque Solidário
No seguimento deste post do Henrique Raposo no blog da Revista Atlântico, e com o objectivo de tornar mais transparentes os mecanismos de exploração, mmm, quer dizer, solidariedade, proponho que os pagamentos da segurança social passem a vir acompanhados da seguinte frase:
"Este pagamento tornado possível graças à generosidade e solidariedade de (1*) ______________, obtida sem recurso por intermédio das leis da república."Àqueles que ficarem indignados com a crueza da sugestão, tenho a dizer que essa indignação se justifica, embora seja dirigida ao destinatário errado. Podem ver aqui contas que sugerem que andamos todos a ser roubados. Quanto à ideia de que é possível passar impunemente obrigações para as gerações futuras, que não são tidas nem achadas na decisão, relembro um conjunto de revolucionários que se juntou à volta da ideia de "No taxation without representation".
*Este campo deverá ser preenchido com o nome do(a) filho(a), neto(a), ou na falta destes, do(a) filho(a), neto(a) do vizinho do lado.
Etiquetas: roubalheira