Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

14 setembro 2006

 

Cheque Solidário


No seguimento deste post do Henrique Raposo no blog da Revista Atlântico, e com o objectivo de tornar mais transparentes os mecanismos de exploração, mmm, quer dizer, solidariedade, proponho que os pagamentos da segurança social passem a vir acompanhados da seguinte frase:
"Este pagamento tornado possível graças à generosidade e solidariedade de (1*) ______________, obtida sem recurso por intermédio das leis da república."

*Este campo deverá ser preenchido com o nome do(a) filho(a), neto(a), ou na falta destes, do(a) filho(a), neto(a) do vizinho do lado.
Àqueles que ficarem indignados com a crueza da sugestão, tenho a dizer que essa indignação se justifica, embora seja dirigida ao destinatário errado. Podem ver aqui contas que sugerem que andamos todos a ser roubados. Quanto à ideia de que é possível passar impunemente obrigações para as gerações futuras, que não são tidas nem achadas na decisão, relembro um conjunto de revolucionários que se juntou à volta da ideia de "No taxation without representation".

Etiquetas:


Bocas:
Enviar um comentário

<- Página Principal