Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

01 junho 2006

 

O Percurso Sinuoso da Mentira


É irónico como uma frase deliberadamente inexacta deu origem a uma mentira que acabou por se converter numa alegada verdade...

Em 1999, numa entrevista a Wolf Blitzer, na CNN, Al Gore afirmou:
During my service in the United States Congress, I took the initiative in creating the Internet. I took the initiative in moving forward a whole range of initiatives that have proven to be important to our country's economic growth and environmental protection, improvements in our educational system.

A frase dá azo a confusões. É verdade que Gore participou em (ou mesmo liderou) várias iniciativas legislativas que permitiram a atribuição de fundos federais para generalizar a Internet. No entanto, esta já existia, com as suas tecnologias básicas e numa forma que seria reconhecível ao olhos de hoje, desde a década de 80. Não é verdade que alguma das iniciativas de Gore tenha "criado", ou sequer ajudado a "criar", a Internet.

Alguns adversários de Al Gore criariam uma mentira, muito difundida na Internet (irónico, não?), que dizia que Gore havia afirmado ser o inventor da Internet (a citação falsamente atribuida seria a de "I Invented the Internet").

Pois agora, para o episódio fazer full circle, o nosso DN afirma:
Depois da sua derrota em 2000, aquele que é também conhecido como o "inventor da Internet" assumiu um cargo na direcção da empresa de informática Apple e tornou-se conselheiro do Google (motor de pesquisa). Gore manteve assim o contacto com uma área cujo desenvolvimento defendeu enquanto senador e, mais tarde, como vice-presidente.

Super-irónico, não?

Etiquetas: ,


Bocas:
Enviar um comentário

<- Página Principal