25 setembro 2006
O Paraíso na Terra
Perante esta citação dos documentos do Compromisso Portugal:
"Uma sã e equilibrada concorrência nos vários mercados e actividades (...) não permite a concentração excessiva de riqueza em poucas mãos, limitando o desequilíbrio entre os mais ricos e os mais pobres."Vital Moreira comenta:
"Já se sabia que a concorrência é um mecanismo essencial da eficência económica numa economia de mercado. Ficamos agora a saber que também tem efeitos virtuosos sobre a igualdade social. Deve ser por isso que a desigualdade de riqueza é tão pequena nos Estados Unidos!"É o costume. A esquerda, em tudo o que lhe convém, esquece a diferença entre sintomas e causas, entre absoluto e relativo. Quanta gente nesse verdadeiro e igualitário "paraíso na terra" que é a Coreia do Norte não preferiria ser pobre nos Estados Unidos? E quantos quadros e licenciados da classe média de alguns paises africanos?
Mais ainda: este tipo de crítica indica a cegueira de quem não percebe que estes lugares comuns do anti-americanismo não têm uma base factual que os justifique. É uma "falácia do espantalho", ou do "homem de palha". Assume-se que a desigualdade é necessariamente má, acusa-se os Estados Unidos de terem muita desigualdade, e convenientemente ignora-se os níveis absolutos de desenvolvimento e bem estar (como se existisse relação causal entre desigualdade e pobreza).
Bocas:
Enviar um comentário
<- Página Principal
Migas, é preciso não bater muito no VM. Num artigo, escreveu mais vezes "liberal", "neoliberal" e "ultraliberal" que o Blasfémias num mês. VM um grande educador das massas...
Enviar um comentário
<- Página Principal