Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

02 junho 2006

 

Utopia e Bom-senso


A propósito do post (irónico) do Rui de Albuquerque intitulado "Utopia Liberal vs. Bom-senso Estatista":

Existem dois tipos de adversários do Liberalismo. Os cépticos, que acham o liberalismo utópico e impraticável, e os discordantes, que o acham a materialização do anti-cristo, uma doutrina insidiosa dos porcos capitalistas para explorar os fracos e oprimidos, ou coisa que o valha.

Na batalha das ideias, o primeiro passo para a vitória é dado quando os adversários consideram as nossas ideias "utópicas". No fundo, acham que nós até temos alguma razão, ou que as nossas ideias são "bonitas no papel" mas impraticáveis. É uma questão de tempo até os cépticos começarem a aceitar várias delas na acção e não apenas na teoria.

O comunismo dominou o meio intelectual do século XX essencialmente porque muitos dos seus opositores o achavam "utópico" e "idealista". Aceitavam implícita ou mesmo explicitamente algumas das suas premissas e depois admiravam-se deste ter tão grande presença no meio que os rodeava.

Quanto ao discordantes, também é uma questão de tempo, mas numa escala diferente. A realidade tem a mania irritante de apanhar desprevenido quem vive fora dela.

Etiquetas:


Bocas:
O que sgnifica que ainda há esperança...;é que acho que já se vai vendo cada vez mais pessoas a acharem que o liberalismo até tem razão de ser,só que...é utopia!
 
...significa...
 

Enviar um comentário

<- Página Principal