Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

31 dezembro 2008

 

Desregulação do sistema financeiro


As acções de desregulação do sistema financeiro, que se iniciaram por volta de 1980, começam a ser unanimemente responsabilizadas pela actual crise. O remédio santo, segundo a mesma unânime massa comentadora, passa por dar poderes não-especificados às instituições reguladoras do sector, nomeadamente os bancos centrais, comissões de mercados, etc.

A referida desregulação incidiu sobre os seguintes aspectos (onde se lê “autorizou”, deve entender-se “deixou de proibir”):
Quais destas terríveis medidas de “capitalismo selvagem” quererão os nossos sábios guardiões reverter?

Etiquetas: ,


29 dezembro 2008

 

Poderes regulatórios


Diz o conventional wisdom que vai por aí que é preciso aumentar os poderes do estado, das autoridades reguladoras, para impedir crises como a actual, supostamente despoletada pelo “capitalismo selvagem” do desregulado sector financeiro.

Vamos lá ver se nos entendemos: A solução passa por dar mais poderes a pessoas competentíssimas, como por exemplo Vitor Constâncio, para estas poderem antever potenciais problemas, anteriormente imprevisíveis, com instrumentos financeiros que, possivelmente, ainda não existem. As mesmas pessoas que nos últimos anos não detectaram problemas efectivos, anteriormente conhecidos, com instrumentos financeiros que existem há décadas. É isso?

Etiquetas: , , ,


22 dezembro 2008

 

News from the Land of the Free




(via Blasfémias)

Etiquetas: , ,


09 dezembro 2008

 

Miles away


So what, Miles Davis Quintet

Etiquetas:


05 dezembro 2008

 

Hot 'un


Grandpaboy a.k.a Paul Westerberg, Hot 'un.

Etiquetas:


04 dezembro 2008

 

The Road to Ingsoc


A notícia da detenção do deputado Damian Green, do partido conservador britânico, para ser interrogado sobre uma "conspiracy to commit misconduct in public office", parece ter passado despercebida cá pelo burgo. A brigada anti-terrorismo da polícia metropolitana revistou as casas e escritórios de um membro do parlamento, incluindo o seu gabinete dentro de Westminster, confiscou-lhe documentos, computadores e o telemóvel, interrogou-o durante nove horas e tirou-lhe as impressões digitais e uma amostra de ADN, tudo com espalhafato e clara intenção de o achincalhar publicamente.

O seu crime? Embaraçar o governo de Gordon Brown com informações como o facto de 5000 imigrantes ilegais terem recebido licenças para trabalhar em empresas de segurança britânicas, ou como o governo mantinha uma lista com os nomes de todos os deputados que se opunham ao projecto-lei anti-terrorista que propunha aumentar o periodo de detenção sem acusação para até 42 dias, entre outras.

São notícias como esta que servem para mostrar os perigos de leis securitárias anti-democráticas e anti-liberais àqueles que argumentam que “quem não deve não teme”.

Etiquetas: , ,