04 dezembro 2008
The Road to Ingsoc
A notícia da detenção do deputado Damian Green, do partido conservador britânico, para ser interrogado sobre uma "conspiracy to commit misconduct in public office", parece ter passado despercebida cá pelo burgo. A brigada anti-terrorismo da polícia metropolitana revistou as casas e escritórios de um membro do parlamento, incluindo o seu gabinete dentro de Westminster, confiscou-lhe documentos, computadores e o telemóvel, interrogou-o durante nove horas e tirou-lhe as impressões digitais e uma amostra de ADN, tudo com espalhafato e clara intenção de o achincalhar publicamente.
O seu crime? Embaraçar o governo de Gordon Brown com informações como o facto de 5000 imigrantes ilegais terem recebido licenças para trabalhar em empresas de segurança britânicas, ou como o governo mantinha uma lista com os nomes de todos os deputados que se opunham ao projecto-lei anti-terrorista que propunha aumentar o periodo de detenção sem acusação para até 42 dias, entre outras.
São notícias como esta que servem para mostrar os perigos de leis securitárias anti-democráticas e anti-liberais àqueles que argumentam que “quem não deve não teme”.
Etiquetas: democracia, ignorance is strength, oportunismo