27 maio 2008
Escassez relativa
Um dos aspectos que mais irrita os automobilistas na subida dos preços dos combustíveis é a aparente convergência dos preços do gasóleo e da gasolina. Digo aparente porque a diferença que sempre houve teve em grande medida uma razão fiscal (o ISP é mais baixo no caso do gasóleo). A convergência, na verdade, é outra coisa: o gasóleo está mais caro do que a gasolina.
Apesar das inúmeras falhas no mercado de combustíveis em Portugal (monopólio na refinação e no mercado grossista, distorção no retalho por via dos licenciamentos e possivelmente até alguma concertação) este efeito faz todo o sentido e é facilmente explicável. A venda de veículos a gasóleo tem aumentado relativamente aos a gasolina. Não só pelos primeiros serem mais económicos, mas também pelo facto de que as motorizações a gasóleo são hoje em dia muito melhores. Até a Honda já entrou em força nesse segmento, apesar de há uns anos terem os seus responsáveis afimado que jamais produziriam carros a gasóleo. A alteração do parque automóvel tem um impacto imediato na procura do respectivo combustível, o que explica, à primeira análise, o fenómeno.
Mas há mais. E mais relevante. O refinador não pode pegar num barril de petróleo e decidir se vai produzir gasóleo ou gasolina. O processo é mais ou menos constante e ambos os combustíveis são produtos do mesmo barril. Mas com diferentes proporções: por cada litro de gasóleo produzido saem também do mesmo petróleo cerca de dois litros (e picos) de gasolina. Há também outros derivados como a querosene, o fuel oil entre outros, mas menos relevantes para a questão em causa. O resultado é que existe uma oferta mista. Quanto maior a procura de gasóleo, assumindo que esta é satisfeita pela oferta, aumenta desproporcionalmente a oferta de gasolina. Ou seja, a escassez relativa do gasóleo face à gasolina aumenta pelos dois lados da equação. Se o número que ouvi a respeito da quota de mercado dos veículos a gasóleo vendidos (novos) é verdade (quase 50%), os próximos tempos verão a relação entre o preço do gasóleo e da gasolina continuar a agravar-se. A não ser que surjam oportunidades de exportação de gasolina que compensem o desequilíbrio.
Etiquetas: economia
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podem baixar o preço da gasolina, para metade do preço do gasóleo... sempre havia uma justiça poética nisso...
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