Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

30 abril 2008

 

Someone else's mojo is also working


Fazem hoje 25 anos que faleceu Muddy Waters. McKinley Morganfield, era este o seu verdadeiro nome, nasceu em Rolling Fork, no Mississippi, a 4 de Abril de 1915. Cresceu em Clarksdale, uma pequena cidade rural, também no Mississippi, onde trabalhava no campo. Mas as suas ambições iam mais além. Os últimos anos da adolescência de Muddy Waters, alcunha que havia entretanto adquirido, viram-no a dirigir uma destilaria de whiskey caseiro...

Mas a musica fazia também parte da sua vida, tocando ocasionalmente nas chamadas juke-joints. O passo crucial, na passagem do amadorismo para uma carreira profissional, veio em 1941, quando Alan Lomax, da Biblioteca do Congresso Americano, foi ao Mississippi para tentar gravar os trabalhos de Robert Johnson. Lomax chegou atrasado... Johnson havia morrido três anos antes. Para não perder a viagem, perguntou nas redondezas quem mais poderia estar interessado em gravar, e Elmore James recomendou Muddy Waters. Apesar das gravações não terem intuitos comerciais, Muddy ficou de tal modo impressionado pelo seu som a sair de um altifalante que imediatamente decidiu seguir uma carreira profissional.

A sua carreira atingiria o topo em Chicago, na editora Chess, de Willie Dixon. Podemos vê-lo aqui com James Cotton (na harmónica), em Got My Mojo Working.

Etiquetas:


Bocas:
Enviar um comentário

<- Página Principal