Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

07 setembro 2007

 

Integridade e Consistência


Até o António ter tão entusiasticamente começado a postar sobre Ron Paul, nunca tinha ouvido falar deste congressista americano. Tive uma natural reacção de curiosidade, mas não pensei que ele tivesse qualquer significado prático na campanha para as eleições presidenciais de 2008. Também não pensei que a sua estatura fosse por aí além. Nunca pensei que o GOP pudesse ter um congressista de longo prazo (dez mandatos!) que conseguisse manter consistentemente posições filosoficamente liberais-clássicas (ou liberatarian, se preferirem).

É com satisfacção que vejo que estava redondamente enganado. A tarefa de vencer as primárias é quase impossível. Mas o sucesso de fund raising de Ron Paul garante pelo menos que uma proporção grande de eleitores ouvirá as suas ideias. E isso já está a ter impacto no curso da campanha e no discurso dos restantes pré-candidatos. Por um lado as diversas declarações, artigos, discursos de Ron Paul que estão facilmente disponíveis em variados sítios, blogs, etc, na net mostram a sua impressionante consistência intelectual, que coloca no preverbial chinelo qualquer dos restantes pré-candidatos. Por outro, há um elemento de integridade e dignidade que é invulgar. Uma veemência (em inglês escolheria a palavra fortitude) perante os opositores que o tratam desrespeitosamente que é o sinal de um homem de enorme dignidade.

Neste vídeo, retirado do debate dos pré-candidatos republicanos na Fox News, vemos a inabalável performance de um homem de convicções e valores à medida que os moderadores (claramente hostis) tentavam liquidá-lo com perguntas desenhadas para tentar ridicularizar as suas posições. Isto enquanto ao fundo se ouvem as risadinhas sarcásticas de outro dos pré-candidatos (aparentemente Rudy Giuliani). Vejam o que Ron Paul é e vejam o que a política devia ser.

Etiquetas: , , ,


Bocas:
Enviar um comentário

<- Página Principal