Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

25 junho 2007

 

Thank you for smoking


Existe um grupo social que é dos principais, senão mesmo o principal, apoiante do bem comum e da vontade geral, sacrificando-se abnegadamente em prol dos seus concidadãos. São os fumadores, que contribuem anualmente (excluindo outros impostos que eventualmente paguem) com 1.395.000.000 Euros para os cofres do estado e que custam uns míseros 434.000.000 Euros ao Serviço Nacional de Saúde. Adicionalmente, estas generosas e altruistas criaturas fazem o favor de expirar-se antecipadamente, reduzindo as liabilities do sistema de segurança social e libertando importantes fundos para pagar os programas sociais do estado. Os fumadores materializam os grandes ideiais socialistas, potenciando os amanhãs que cantam.

Para mim, que sou individualista, isto é relativamente indiferente. Mas para os estatistas, perante as suas prioridades sociais, em vez de perseguir os fumadores, deviam era agradecer-lhes.

Etiquetas:


Bocas:
Excelente!
Pensei exactamente o mesmo quando vi a notícia.
 
Desculpe, mas essas contas estão mal feitas. só consideram os custos directos das doenças mais conhecidas: cancro do pulmão, doença cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crónica.

Não contabiliza as doenças que se provou tb terem relação com o tabaco, nem com os custos do fumo passivo, nem com os dias de baixa, nem com as invalidezes precoces, nem com o efeito nocivo do tabaco noutras doenças, nem com a aterosclerose precoce, ou o cancro da bexiga, ou o cancro da boca, ou a insuficiência renal, etc, etc etc.

Tudo somado, os custos que os fumadores geram para o SNS ultrapassam largamente as receitas em impostos que geram.

veja mais em:
http://ndc.mayo.edu/mayo/research/nicotine_research_center/diseases.cfm
 
Se as contas estão mal feitas o problema é da entidade que com grande pompa e circunstância anunciou estes números como prova de que o tabaco custa sai caro "socialmente". Julgo que terá sido o Infarmed. Not my problem.

De qualquer modo, nestas contas também não estão os custos evitados com a morte prematura dos fumadores relativamente à segurança social.

Por fim, chamo a atenção que one way or another me estou a marimbar para os aspectos utilitaristas dos números. O custo do tabaco é uma questão de responsabilidade individual.
 

Enviar um comentário

<- Página Principal