22 agosto 2007
Reflexões Breves no Regresso de Férias
O Tribunal Constitucional lá chumbou a ideia "genial" do governo de levantar o sigilo bancário a quem reclamasse de uma decisão das finanças. Curioso que o outro aspecto ainda mais abusivo deste projecto-lei tenha passado ao lado de quase toda a gente: as finanças passariam a ter acesso às contas dos contribuintes, sem ter de os avisar, de forma automática, no momento em que estes não entregassem dentro do prazo a declaração de IRS.
---
Qual será o público-alvo de uma urbanização com o nome "Paço do Lord"? Faz-me lembrar um amigo gaúcho que dizia que não gosta de argentinos por eles serem "uns italianos que falam espanhol e acham que são ingleses".
---
A NASA anunciou que as séries de temperaturas calculadas para os últimos cem anos - e que servem de base à teoria do hockey-stick do aquecimento global - estavam erradas por defeito. Afinal houve anos muito mais quentes que esta última década durante a primeira metade do século XX. Na televisão nem se falou do assunto. Pelo contrário, continuam a anunciar o Apocalipse ecológico para daqui a poucas dezenas de anos. A NASA deve estar a soldo das multinacionais petrolíferas.
---
Em Silves, no Algarve, um grupo de valorosos ambientalistas justiceiros, inspirado em Catarina Eufémia, invadiu a propriedade, destruindo o milho transgénico lá plantado, pertença de um fássista latifundiário explorador do proletariado. Os "desobedientes-civis" tiveram direito a escolta policial e tudo. Portugal assistiu ao show em horário prime-time.
---
E se esta moda pegasse? Um grupo de automobilistas revoltados, expressando a sua desobediência perante uma acção estatal que lhes faz especial prejuízo, poderia juntar-se com uns tacos de baseball e partir à pancada os radares instalados pela Câmara Municipal de Lisboa. Tudo isto debaixo do nariz da Brigada de Trânsito, que daria boleia aos meliantes, digo, activistas, até ao acampamento em Monsanto.
---
Enquanto a CML faz as contas à vida, esperando ansiosamente o encaixe do taco proveniente da caça à multa, ocorre-me que quando a maior parte dos visados não pagar, os tribunais irão ficar totalmente entupidos. As facturas da TMN, Vodafone e Optimus vão parecer coisa de crianças comparadas com esta enchente.
Etiquetas: caboom, humor, ignorance is strength, media, tretas