09 agosto 2006
Mérito por Associação
Francis Obikwelu é campeão europeu dos 100 metros. Ouvem-se os comentários do costume: "estamos todos de parabéns", "mais uma vitória do nosso atletismo", etc.
Acho piada a estes pequenos colectivismos, aos quais, confesso, não sou totalmente imune. É evidente que fico contente quando um atleta português vence, ou quando as "nossas" equipas, desta ou daquela modalidade, fazem boa figura. Não pinto a cara de verde e vermelho, mas quando os meus amigos estrangeiros me dão os parabéns por um resultado bom na selecção, é inevitável sentir uma espécie qualquer de orgulho.
Presumo que isto nos aconteça a (quase) todos. Apesar de em absolutamente nada termos contribuido para os feitos dos atletas, cujo mérito é inteiramente individual (ou apenas parcialmente colectivo no caso dos desportos em equipa).
Não estamos todos de parabéns. Quem está é Obikwelu, ainda mais por ser uma vitória individual. E o seu mérito é ainda maior face às vicissitudes por que passou, tendo chegado a Portugal um miúdo, sido rejeitado pelos clubes locais e tendo mesmo passado um periodo a trabalhar nas obras. Quanto a nós, o máximo que podemos fazer é aquecer-mo-nos na radição luminosa da sua glória.
Etiquetas: individualismo