Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

09 agosto 2006

 

Mérito por Associação


Francis Obikwelu é campeão europeu dos 100 metros. Ouvem-se os comentários do costume: "estamos todos de parabéns", "mais uma vitória do nosso atletismo", etc.

Acho piada a estes pequenos colectivismos, aos quais, confesso, não sou totalmente imune. É evidente que fico contente quando um atleta português vence, ou quando as "nossas" equipas, desta ou daquela modalidade, fazem boa figura. Não pinto a cara de verde e vermelho, mas quando os meus amigos estrangeiros me dão os parabéns por um resultado bom na selecção, é inevitável sentir uma espécie qualquer de orgulho.

Presumo que isto nos aconteça a (quase) todos. Apesar de em absolutamente nada termos contribuido para os feitos dos atletas, cujo mérito é inteiramente individual (ou apenas parcialmente colectivo no caso dos desportos em equipa).

Não estamos todos de parabéns. Quem está é Obikwelu, ainda mais por ser uma vitória individual. E o seu mérito é ainda maior face às vicissitudes por que passou, tendo chegado a Portugal um miúdo, sido rejeitado pelos clubes locais e tendo mesmo passado um periodo a trabalhar nas obras. Quanto a nós, o máximo que podemos fazer é aquecer-mo-nos na radição luminosa da sua glória.

Etiquetas:


Bocas:
Enviar um comentário

<- Página Principal