Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

20 outubro 2006

 

Raciocínio Lógico-Matemático


Além de alguma dificuldade em fazer contas, é surpreendente a incapacidade de alguma esquerda em compreender o que é uma falácia. Uma falácia é um exemplo de uso defeituoso da lógica. Comparar o que não é comparável, ou saltar passos numa indução, ou introduzir/omitir factores numa relação de causalidade, entre outras coisas. Por isso, não se pode chamar falácia a uma ideia só porque não se gosta dela ou porque é contrária à escala de valores que determinado sujeito defende.

Mas enfim... Como dizia o outro: os perigosos ultra-neo-liberais insistem em usar a velhinha lógica aristotélica. Que coisa tão passé.

Etiquetas: ,


Bocas:
No artigo citado eu estava precisamente a criticar o uso defeituoso da lógica.
 
Aquilo que denuncio é o contrário: «os perigosos ultra-neo-liberais insistem em NÃO usar a velhinha lógica aristotélica».

O duplipensar às vezes pode dar muito jeito. Essa série continua.
 
As pessoas podem legitimamente ter opiniões divergentes ou dar valor a coisas diferentes.

Os seus artigos sobre as pretensas falácias cometem a meu ver dois erros: 1) não apontam erros de raciocínio, mas antes opiniões com as quais o João não concorda, o que não pode ser chamado de falácia; 2) usam deliberadamente passos indutivos ou dedutivos que são mais juízos de valor do que de facto e dai tentam derivar verdade ou falsidade - o que também acaba por ser uma questão de opinião, logo não podem ser, tecnicamente, falácias.

Adicionalmente, as situações que o João apresenta são "estilizadas" ao ponto de por umas vezes não serem verosímeis e por outras não serem possiveis. Isso em si já constitui uma falácia...
 

Enviar um comentário

<- Página Principal