Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

24 abril 2009

 

Uma questão de idade mental


Tenho de confessar uma coisa. Já defendi políticas proteccionistas. Tinha uns 12 ou 13 anos quando numa aula de história o professor apresentou as políticas mercantilistas de Colbert. Tive uma epifânia e achei a ideia genial. Mandar as nossas mercadorias para a estranja e receber ouro em troca era o caminho seguro para a riqueza, certamente. Entusiasmado, falei com o prof no fim da aula. Estávamos, afinal, em plena crise dos anos 80. FMI, desvalorização do escudo e tal. Estava ali a solução para todos os nossos problemas. Ou não?

O veterano professor, já a caminho da reforma, sorriu com ar compreensivo. Virou-se para mim e disse: «Pois... O problema é que se todos fizerem assim, ninguém ganha nada e ficam todos pior.» A resposta deixou-me algo desconcertado. Matutei no assunto algumas horas e lá concluí que o homem tinha razão. Bolas. A ideia até parecia boa.

Hoje em dia, quando os luminários representantes do povo, aqui e além mar, trazem de volta à discussão ideias proteccionistas, também sorrio, lembrando-me do velho prof e do wishful thinking mercantilista. O problema, claro, é que eles não têm 12 anos de idade.

Etiquetas: ,


Bocas:
Miguel, escreveste mercantilista vais deixar meio mundo confundido. :-)Então isso não é aquela coisa do capitalismo selvagem?
 
Não Hélder, confundido estás tu. O mercantilismo é uma doutrina económica em que o comércio entre países é um jogo de soma nula. Pareces os teus amigos da arte da fuga que devem estar a tentar perceber porque não acabou o mundo depois do plano Geithner. Mas eu expliquei. No meu blogue claro.
 

Enviar um comentário

<- Página Principal