Crónica do Migas
Beneath this mask there is more than flesh. Beneath this mask there is an idea, Mr. Creedy, and ideas are bulletproof.

30 março 2007

 

The Great Multimedia Swindle


N'O Insurgente :
O Jack e a Jill são donos da Up-The-Hill Telecom (UT), avaliada em 100 moedas de ouro. Esta empresa, por sua vez, é dona da UT Multimedia, uma empresa mais pequena que vale cerca de 20 moedas de ouro. Como o Jack e a Jill não são parvos, e leram o livro do Dick Brealey e do Stew Myers, eles sabem que isto significa que o negócio da UT vale cerca de 80 moedas de ouro isoladamente; e que é por causa da UT ser dona da UT Multimedia que o conjunto total vale 100 moedas.

A UT antigamente pertencia à Bruxa da Casa de Chocolate, que a privatizou para poder comprar mais chocolate. A Bruxa mantém cordiais relações com o Jack e a Jill, chegando mesmo a ter influência na selecção dos gestores da UT. Na última assembléia geral, que teve lugar no Carrossel Mágico, o Saltimão foi nomeado CEO. Por causa desta relações, a UT continua a ser praticamente um monopólio, e há muita pressão para que se faça uma separação (ou spin-off, em financês) da UT Multimedia, possibilitando que eventualmente outras pessoas a possam comprar, abrindo mais o mercado de telecomunicações em Up-The-Hill (que é como quem diz, aumentando a concorrência). Ler mais>

Etiquetas:


28 março 2007

 

As ideias é que importam


Em comentário a este post do JLP, no Small Brother, escreveu o JB:
"E não venham com tretas: não são os blogues, que, na melhor das hipóteses, chegam a 5% dos portugueses, que o farão. Os blogues liberais são um modelo de difusão de ideias liberais gasto e com poucas ou nenhumas possibilidades de crescimento em termos de público alvo."
Sem querer dar uma de veterano cheio de experiência, a verdade é que o benefício de ter mais uns aninhos dá outra perspectiva :-)

Quando há quase 20 anos me interessei pelo individualismo, objectivismo e outras correntes filosóficas próximas do liberalismo, ao discutir essas ideias com outras pessoas estas olhavam para mim como se fosse um ET (está bem, pronto, algumas ainda olham). Mais do que uma travessia do deserto, estes anos foram um periodo essencialmente solitário e sem grandes expectativas de melhora.

Os blogues liberais são uma revolução. Talvez só cheguem a menos de 5% das pessoas, é verdade (se calhar muito menos). Mas ainda assim isto é um público várias ordens de grandeza maior do que aquele a que estas ideias anteriormente chegavam. E são um ambiente que promove uma troca de ideias sem precedente, tanto ao nível do número simultâneo de participantes como à velocidade a que estas ideias circulam. Agora cabe aos que se procupam com a liberdade individual, com os direitos de propriedade e com o pursuit of happiness pegarem nesta massa crítica e espalharem as ideias para que elas se afirmem por si mesmas.

Etiquetas: , ,


27 março 2007

 

Not so different, after all


Parece que as "autoridades livres" não são tão diferentes dos "sujeitos livres" como levariam a pensar alguns preconceitos.

Num estudo da americana National Highway Traffic Safety Administration (referenciado aqui) chega-se à conclusão que:
  1. 80% dos condutores mais jovens admitem conduzir acima do limite de velocidade;
  2. 60% dos condutores acima dos 65 anos de idade admitem igual comportamento;
  3. 68% dos condutores acham que o excesso de velocidade dos outros é um perigo para si próprios;
  4. 75% dos condutores acham que "algo deve ser feito" para reduzir as violações dos limites de velocidade;
  5. 40% dos condutores admitem passar ocasionalmente semáforos que acabaram a transição amarelo-vermelho nesse instante
A mesma entidade refere que o numero de mortos nas estradas americanas durante 2005 foi de 43443. Em igual periodo, morreram nas estradas portuguesas 1091 pessoas (Fonte: DN). Em termos relativos, isto significa que nas estradas americanas as mortes relativas ao número de habitantes estão 33% acima do que ocorre em Portugal.

Isto para não falar na britânica AA (o ACP lá do sítio), que foi criada com o objectivo de ajudar os seus membros a defenderem-se das operações policiais de detecção de excessos de velocidade...

Etiquetas: , , ,


16 março 2007

 

A Censura Lava Mais Branco


Num extraordinário exemplo de sobranceria e (julgo eu, para ser simpático) inconsciência, Sandra Gonçalves escreveu este artigo no Diário Digital. O JLP fez um pertinente comentário ao referido artigo entitulado "Idiotas Úteis", decididamente a ler, no Small Brother.

Notável a quantidade de lugares comuns colectivistas, mesmo fascistas, num artigo tão curto. Como existem na internet conteúdos que a autora não aprecia, que considera "lixo", então é logo de adjectivar a rede como sendo "anárquica" e "caótica". A web está "entupida" com estes conteúdos, diz ela. Claro, como para qualquer bom estatista-busybody, que sabe-mais-que-os-outros, a solução é "criar uma comissão". Presumo que com luminários do estilo Boaventura Sousa Santos, Batista Bastos, Eduardo Prado Coelho, entre outros tantos, que possam iluminar as massas ignorantes sobre o que é que devem ler e consultar na net. E para garantir que esse "lixo" não passe por alguma desatenção da comissão, há que criar um "sistema de limpeza de conteúdos" e, quem sabe até, fazer regressar a censura, "desta vez noutro contexto".

Não sei se "idiotas úteis" é um termo adequado para isto. O "idiota útil" ainda é, apesar de tudo, idealista e bem intencionado. Isto é mesmo inconsciência; e a sobranceria de quem não apenas acha que é melhor que os outros, acha também que tem de fazer alguma coisa por causa disso.

Etiquetas: , , ,


12 março 2007

 

Mars Attacks!


According to a September 20 NASA news release, "for three Mars summers in a row, deposits of frozen carbon dioxide near Mars' south pole have shrunk from the previous year's size, suggesting a climate change in progress." Because a Martian year is approximately twice as long as an Earth year, the shrinking of the Martian polar ice cap has been ongoing for at least six Earth years. (link)

Forças marcianas preparam invasão da Terra, no seguimento das provas irrefutáveis de que o aquecimento global está a ser causado pelas emissões de gases de efeito de estufa por parte dos humanos ecologicamente irresponsáveis. Depois de assistir à cerimónia de entrega dos óscares, via satélite interplanetário, o Líder Supremo de Marte decidiu tomar medidas urgentes para impedir a destruição do planeta vermelho e autorizou a invasão. Interrogado por alguns cépticos sobre como os gases de efeito de estufa terráqueos podiam estar a causar aquecimento em Marte, o Grande Líder não deu importância a esse argumento, dizendo que há um consenso universal sobre as causas do cataclisma climatérico.

Etiquetas: , ,


 

Bem afortunados, os que se contentam com pouco


Povo Livre: Cavaco Apoia Ambição do PSD!

Etiquetas: , ,


10 março 2007

 

Cuidado com os excessos!



No Diário Digital:

"O Produto Interno Bruto (PIB) português registou um aumento de 1,3%, em termos reais, acelerando relativamente ao apurado no ano anterior (0,5%), revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) indicando que a taxa de crescimento da economia alcançou 1,7% no último trimestre do ano passado."

Etiquetas: ,


08 março 2007

 

Em Defesa da América


N'O Insurgente:
No entanto, a parada de anti-americanismo sobranceiro, blasé e pseudo-intelectual que para aí vai está a começar a tirar-me um bocado do sério. Especialmente porque por mais defeitos que os americanos possam ter, a América simboliza - melhor do que qualquer outro país no mundo - algo demasiado importante para deixarmos casualmente ser manchado por uma populaça invejosa e mal-amada: a Liberdade. A América tem de especial aquilo que Margaret Thatcher identificou com grande clareza: Enquanto a Europa foi criada pela história, a América foi criada pela filosofia. A maior prova disso é a quantidade, aparentemente sem fim, de pessoas que querem ir para lá viver. E o argumento de que são os pobres a querer ir para lá para melhorar de vida peca por insuficiência. A América é um extraordinário chamariz de pessoas altamente qualificadas, cujas vidas nas suas terras de origem eram sobejamente confortáveis. O que atrai estas pessoas é uma vida mais livre e onde existem menos obstáculos para atingir os seus objectivos e ambições. Pobres, ricos ou remediados, têm em comum na sua emigração para a América uma coisa: the pursuit of happiness.

Etiquetas:


07 março 2007

 

Humor Britânico


No Economist da semana passada:
In a surprising presidential election in Turkmenistan, Kurbanguly Berdymukhamedov won only 89% of the vote (...) The opposition was not allowed to field any candidates.

Etiquetas: ,


 

Quem sabe, sabe




O Paulo Costa não tem pais ricos nem ganhou a lotaria. Foi ao ICAM. Quem sabe, sabe; e o Paulo sabe-a toda...

Etiquetas: , ,


 

Vision of the Future



Pensava eu que o filme Apocalypto, de Mel Gibson, era histórico. Afinal é uma visão distópica da União Europeia depois de cumpridos os alvos alemães da redução de emissões de CO2.

Etiquetas: , ,


 

Gee(wiz)


No Público (itálicos meus):
Os 27 países concordaram hoje em reduzir em, pelo menos, 20 por cento as emissões de gases com efeito de estufa (GEE, sigla em inglês) até 2020, a níveis de 1990.
Não será antes GGE (Greenhouse Gas Emissions)?

(link via Small Brother)

Etiquetas:


06 março 2007

 

Notas sobre a OPA da Sonae sobre a PT


N'O Insurgente:

Etiquetas:


 

Lambreta atrás das grades


Libby found guilty in CIA leak trial:
Vice President Dick Cheney's former chief of staff, I. Lewis "Scooter" Libby, was convicted Tuesday of lying and obstructing a leak investigation that reached into the highest levels of the Bush administration.
Será por cá temos algum assessor de ministro, ou chefe de gabinete a quem chamam "Lambreta"?

Etiquetas: